Você está acostumado a ver esse tipo de propaganda da Nike:
Realmente, hoje, a Nike é uma referência em venda de tênis para a prática de esportes.
No ano passado, ela esteve entre as primeiras da lista de marcas mais lembradas pelos brasileiros. Perdeu para a Omo e a Coca-Cola.
Mas, mesmo quando ainda investia na campanha do tênis Air Jordan, tendo Michael Jordan como garoto-propaganda, ela resolveu testar outra maneira de conquistar os clientes. Desta vez, em sua loja.
Sabendo que o tempo em que um cliente fica na loja depende de inúmeros fatores, entre eles a experiência na loja, em 1990 a Nikeresolveu testar outras formas de fazer com que o cliente ficasse mais tempo em sua loja. Não só isso, que consumisse mais.
O que ela fez?
Chamou o Dr. Hirsch, e pediu que ele aplicasse um teste.
Ele colocou pares idênticos de tênis em duas salas iguais. A única diferença era que: em uma havia um perfume com aromas florais mistos e, na outra, não havia perfume.
O que aconteceu surpreendeu a todos.
O resultado foi que, no ambiente perfumado, 84% dos clientes sentiam mais desejo pelo mesmo par de tênis, que eles consideravam valer, em média, US$ 10,33 a mais.
Ou seja, o cheiro pode fazer com que os clientes fiquem mais tempo e comprem mais e mais. E, ainda, tenham uma percepção de maior valor sobre o que é vendido.
Comments