A reciprocidade é uma das muitas técnicas de persuasão que você pode usar para influenciar os outros a fazerem aquilo que você quer que eles façam. É considerada por muitos como a mais poderosa da natureza humana. Basicamente, afirma que: “se você fizer algo de bom para mim eu vou fazer algo de bom para você”.
A lei da reciprocidade deixa-o com sentimento de culpa, dívida, obrigando você a retribuir. Se eu chamar você para almoçar e no momento da conta eu me antecipar e pagar tudo, você, muito provavelmente, irá se oferecer para pagar o próximo almoço. Exceto meu amigo Wesley, esse nunca paga nada.
Mas será que ela sempre funciona para os negócios? Basta fazer o maior número de favores possíveis e com isso obterei sucesso no mundo corporativo?
A resposta é: DEPENDE.
No Brasil, infelizmente, reciprocidade virou sinônimo de caridade. A palavra foi concebida com uma espécie de véu santificado e foi rotulada com a falácia: “ajude as pessoas sem querer NADA em troca”.
Jura? Nada mesmo?
Mas Fabricio, é impressão minha ou só eu que gosto de ajudar as pessoas sem querer nada em troca? Sim, só você minha amiga:
-Diferentona
-Prima de Dalai Lama
-Alice no país das maravilhas
-Ursinha carinhosa
Respostas racionais não significam NADA, 85% das respostas são provenientes das nossa mente inconsciente.
Estudos recentes realizados no Massachusetts Institute of Technology (MIT), demonstraram que quando fazemos favores aos outros nosso cérebro libera dopamina, o hormônio da felicidade. Então, você não ajuda apenas por ajudar, você faz isso e ganha de bandeja uma belíssima sensação de bem estar.
Todos nós estamos em busca das recompensas inconscientes quando ajudamos o outro. Pode ser bem estar, aceitação pela comunidade ou até mesmo seu pedacinho no “céu”.
Pense e comece a colocar em prática dando algo que surpreenda o seu cliente e voce percebera quantas coisas Boas acontecerão.
Jennifer Ecologica
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